Newsletter
Receba nossas últimas informações diretamente em seu e-mail.
Mantenedores








Bancos Sociais e SENAI celebram a formatura de cinco turmas e reforçam seu compromisso com oportunidades que transformam vidas
A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais (FGBS) da FIERGS e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do RS (SENAI-RS) realizam nesta quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, a segunda formatura do ano de cursos de qualificação profissional. Com a conclusão de cinco turmas, ambas as organizações reafirmam seus propósitos ao promover oportunidades reais de crescimento pessoal e profissional, ampliando de forma sensível e concreta as possibilidades de uma vida melhor para seus beneficiários.
Cada aluno chega a esta etapa trazendo consigo histórias de esforço, resiliência e busca por novas perspectivas. Ao todo, são 47 formandos aprovados. Entre eles, estão os alunos de dois cursos oferecidos em parceria com o SENAI-RS, responsável pela certificação: duas turmas de Costureiro Industrial, sob orientação da professora Elisângela Lima, e uma turma de Operador de Computadores, ministrada pelo professor Jonas Tasca. Complementam a formação outras duas turmas do curso de Costura Básica, conduzidas pela professora Cristiane Pires da Rosa, certificadas diretamente pelos Bancos Sociais.
A cerimônia de formatura contou com a participação do diretor-superintendente dos Bancos Sociais, Paulo Renê Bernhard, da presidente do Banco de Vestuários, Lucila Osório, da coordenadora pedagógica do SENAI-RS, Jaqueline Schu Rampelotti, do coordenador técnico do SENAI-RS, Zaqueu Varella da Rosa, da gerente administrativo e financeiro da FGBS, Lucelene Navarro, e do gerente de operações da FGBS, Gilmar Ximenes.
E essa celebração representa mais do que a conclusão de um ciclo. Trata-se da materialização dos princípios que orientam a FGBS — solidariedade, desenvolvimento humano, responsabilidade social e a educação como instrumento de transformação, assim como o SENAI-RS.
Ao investir na capacitação profissional, a Fundação contribui para ampliar horizontes e fortalecer trajetórias, favorecendo, com respeito e sensibilidade, o avanço da qualidade de vida das pessoas atendidas. Assim, por meio de iniciativas que unem formação técnica, acolhimento e propósito, a FGBS segue comprometida em ser ponte para o futuro de milhares de gaúchos, construindo caminhos de dignidade, autonomia e oportunidade.