Newsletter
Receba nossas últimas informações diretamente em seu e-mail.
Mantenedores








Em clima de reverência e orgulho, o Grande Oriente do Rio Grande do Sul celebrou, na noite de 14 de outubro, seus 132 anos de fundação em uma Sessão Pública Comemorativa realizada no Templo Nobre Caldas Júnior, no Palácio Maçônico. A solenidade, conduzida pelas Lojas Fundadoras ativas — LUZ E ORDEM nº 133, PROGRESSO DA HUMANIDADE nº 39 e ORIENTAÇÃO nº 336 — recepcionou autoridades maçônicas, civis e militares, em uma noite marcada por simbolismo, tradição e fraternidade.
Entre os momentos mais significativos da noite, destacou-se a entrega do Troféu Grande Oriente do Rio Grande do Sul ao Sr. Paulo Renê Bernhard, presidente do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, reconhecido pela trajetória de solidariedade e dedicação ao combate à fome.
O Grão-Mestre e o Grão-Mestre Adjunto conduziram homenagens especiais, como a distinção às Lojas Fundadoras do GORGS, que permanecem ativas desde 1893, e o reconhecimento ao Piquete Fraternidade Gaúcha, que completou 20 anos de atividades integrando tradição, cultura e fraternidade. Um dos momentos mais emocionantes da Sessão foi a homenagem póstuma ao Irmão Dante Cezar Melo Rostirola, que partiu para o Oriente Eterno na última semana e que dará nome ao novo estúdio da GORG TV — um tributo à sua dedicação e legado à Maçonaria gaúcha.
Duas apresentações artísticas abrilhantaram a noite, com vencedores da 10ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula Ir∴ Cândido Brasil e a Sra. Tatiana Crestani, valorizando cultura e arte como expressões dos ideais maçônicos.
Foi uma cerimônia belíssima, que reafirmou o compromisso do GORGS com a fraternidade e a difusão dos valores maçônicos na sociedade, sem abrir mão dos avanços proporcionados pela inteligência humana. O encerramento solene, com o fechamento do Livro da Lei e a saída das bandeiras, selou uma noite de profundo significado para a Maçonaria do Rio Grande do Sul.
– Honrar a história é também construir o futuro!, destacou o Grão-Mestre Marcus Vinícius Bortolotto, sintetizando o espírito da celebração que reafirmou o compromisso do Grande Oriente do Rio Grande do Sul com a fraternidade e a valorização dos ideais humanos.
SOBRE O TROFÉU - MEMORIAL DESCRITIVO DO TROFÉU DESTAQUE
Na Maçonaria assim como na sociedade em que vivemos tudo tornou-se superlativo, frente a rapidez dos meios de comunicações. Por isso, a dimensão da ação, de nossos atos e do comportamento humano passaram a ter efeitos globais.
O Grande Oriente do Rio Grande do Sul - GORGS, tendo em vista seu posicionamento estratégico na sociedade em que está inserida criou o Troféu destaque a ser ofertado a uma pessoa que individualmente mostrou sua contribuição e foi destaque no meio em que vive, servindo de referência para atos e ações inspirativos aos demais componentes desta mesma sociedade.
É por isso que no Troféu a sua base em pedra imprime a solidez dos nossos passos e a certeza de que é necessário dar funcionalidade e renovação aos atos na sociedade em que vivemos. É com o espírito de renovação e de ação que as mãos se espasmam, suportando o mundo que representa as ideias globais. Nada em comum, atos, ações, velocidade. Mas ao se encontrarem... ações isoladas que são fortes se amansam, respeitam-se em suas diferenças e por longo percurso se entrosam na suavidade de um encontro de objetivos comuns. As ações tomadas mesmo que em realidades distintas reúnem-se para completar o ciclo da colaboração ao mundo em que vivemos. O Troféu trás em si esta representação de que nós homens e mulheres, somos capazes de com ideias e ações mesmo que do mundo intrínseco podemos ser o vetor de uma fagulhe capaz de transformar localmente fatores que são anseios de uma sociedade globalizada.
O Troféu GORGS é a reunião de linhas de pensamento que convergem para um modelo de ações capazes de transformar o mundo e as pessoas. Um modelo que vislumbra conhecimento, criatividade e respeito ao mundo globalizado em que vivemos e, dele para com a sociedade.
É uma forma de entender que é preciso aprender sempre. É assim que forjamos um indivíduo que é um exemplo na sociedade em que vive, sendo irretocável e preparado para um novo amanhã,
Desenho da arte: Ir.". Léo Ribeiro de Souza
Objetivos e Memorial da Arte: Ir.". Maxsoel Bastos de Freitas
Crédito: GORGS - Fotos: Marcelo Costa e Rodrigo Reus